sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Detran forma primeiro Grupamento Tático Motociclístico - GTM

O Departamento de Trânsito do Pará (Detran) agora conta com um novo efetivo de agentes de fiscalização, treinados e qualificados para atuar em missões de maior complexidade nas vias públicas. O primeiro Grupamento de Motociclistas Operacionais do Detran, o GTM "Grupamento Tático Motociclístico" é formado por 29 profissionais da instituição. A cerimônia de formatura ocorreu, nesta quarta-feira, 11, com entrega de brevês e certificados, no auditório da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa), em Belém.
Na prova de matrícula o efetivo contava com 57 agentes inscritos, 47 realizaram a prova, 35 obtiveram êxito na prova, mas, somente 29 chegaram até o final do curso. Itaituba contou com 05 (cinco) agentes que representaram a Ciretran, todos concluíram o curso. Durante o curso foram ministradas as seguintes disciplinas: Gerenciamento de Crise, Mecânica de Motocicleta, Primeiros-Socorros, Técnica de Pilotagem, Fiscalização de Motocicletas, Radiofonia, Procedimentos Táticos – Gestos e Sinais, Procedimentos Táticos – Embarque e Desembarque, Procedimentos Táticos – Formação Tática e Procedimentos Práticos – Operacionais com Moto. Também foram ministradas aulas de prática em pistas com pavimento regular (asfalto e quadra), com pavimento irregular (pista off road, areia, terrenos alagados) e pistas com obstáculos (calçadas, gangorras e escadarias).
“É importante salientar que o Detran é pioneiro na formação deste grupamento de motociclistas operacionais. Nenhuma outra instituição do Estado possui batedores formados e especializados para desenvolver este tipo de atividade, que é regulamentada e requer algumas exigências. Inclusive, foi publicada, hoje, no Diário Oficial, uma instrução normativa regulamentando esta nova atividade no Detran”, frisou o coordenador de Operações, Walmero Costa.
Ele também destacou que esta capacitação é um desejo antigo dos agentes e, por meio dela, foi possível qualificar e habilitar os servidores. “A partir de agora, este grupo está apto para planejar, coordenar e executar operações que envolvam a utilização de motocicletas, de forma otimizada e segura. É uma iniciativa que, com certeza, vai marcar a história da instituição, porque dá início à criação do primeiro grupamento de motociclistas operacionais do Detran”, comemorou Walmero Costa.
Para o agente Raul Braga, que participou da formação, a capacitação é uma forma de incentivar o servidor e proporcionar um crescimento profissional que será aplicado em benefício da própria instituição. “O curso foi de importância fundamental para todos nós, agentes de trânsito, e digo, inclusive, que contribuiu para nosso crescimento pessoal, nos ensinando a ter mais disciplina e comprometimento no desenvolvimento do nosso trabalho”, frisou o agente.
“Estou muito feliz com a formação dos meus colegas de trabalho. É um sonho antigo, que está se realizando hoje. Começar a especializar nossos agentes de trânsito sempre foi uma de nossas prioridades. Este curso teve o objetivo principal de elevar o nível técnico operacional destes profissionais, além de trabalhar a disciplina e o comprometimento com o trabalho. E obtivemos êxito”, afirmou o coordenador do curso, o agente de trânsito Deninson Maia.
Sistema de Segurança - Para o diretor geral do Detran, Nilton Atayde, o investimento na capacitação dos profissionais da instituição é um dos principais meios de garantir a eficácia e a qualidade dos serviços prestados à população. “Estou muito feliz de fazer parte deste momento. Recebemos com muito entusiasmo a proposta desta capacitação. E tenho certeza que a sociedade agradece, pois será a maior beneficiada com a formação de melhores profissionais nas ruas. É notório que quando nossas equipes de fiscalização trabalham em parceria e em sintonia com as demais instituições do Sistema de Segurança Pública, os índices de criminalidade reduzem”, destacou.
Nilton Atayde informou que, a partir de janeiro de 2016, o Detran passa a integrar o grupo de instituições do Sistema de Segurança Pública que fazem parte do Programa de Redução da Criminalidade (PREC), gerenciado pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup). “As ações de fiscalização e educação de trânsito do Detran são fundamentais para a queda dos índices de criminalidade. E, com a criação deste novo grupamento, acredito que vamos poder alavancar o nosso trabalho, em favor de um trânsito humanizado, seguro e responsável”, acrescentou.
“Não há outro caminho para evoluir profissionalmente, se não for por meio da aquisição de novos conhecimentos. Agora, o compromisso dessa turma deve ser o de reproduzir todas as técnicas adquiridas, entre os seus pares. A fiscalização no trânsito é imprescindível para que a gente possa alcançar a redução de crimes, principalmente os que são praticados com a utilização de motocicletas. Os acidentes de trânsito passaram a ser um dos indicadores do Índice de Progresso Social e, a partir de janeiro, o Detran passa a integrar o Programa de Redução da Criminalidade. Portanto, este momento marca fatos relevantes e deve ser comemorado”, disse o secretário adjunto Operacional da Segup, coronel PM Hilton Benigno.
Homenagem - Pelo apoio e incentivo, os agentes decidiram dar o nome de Nilton Jorge Barreto Atayde à primeira turma de motociclistas operacionais do Detran, que, além do certificado de conclusão, também recebeu o brevê do curso. O agente Leandro Oliveira, lotado na Ciretran de Capanema, concluiu o curso em primeiro lugar.
O evento também contou com a presença do presidente da Associação dos Agentes de Trânsito (Agdetran), Tiago Reis; delegado geral da Polícia Civil, Rilmar Firmino; chefe da Seção de Policiamento da Polícia Rodoviária Federal, inspetor Diego Patriota; diretor de Trânsito da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), Marcos Elias das Chagas.
Instrução Normativa - Foi publicada na edição desta quarta-feira (11) do Diário Oficial do Estado (DOE) a Instrução Normativa 001, que trata da criação, normatização e funcionamento do Grupo Tático de Motociclistas (GTM) do Detran/Pa. O documento estabelece procedimentos técnicos operacionais, objetivando a efetiva operacionalização das ações envolvendo a prestação dos serviços do GTM, como a participação em concurso interno e aprovação em curso com carga horária de 120h/a mínima e aproveitamento de 85% total.





















Nenhum comentário: