quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Semáforo da 13ª Rua, O Que Fazer Para Melhorar?


 O semáforo da 13ª rua parece que não existe, quase todo mundo “fura” ele, foi pensando nessa problemática que resolvi escrever esse texto.


Os semáforos são dispositivos utilizados com o objetivo de ordenar o tráfego.
Não devem portanto, serem utilizados quando se é possível resolver o problema de outras formas, pois quando indevidamente utilizados criam situações propícias a acidentes.
Assim sendo, é necessário verificar primeiro se o semáforo é realmente necessário para aquele local.

Quando um semáforo é instalado indevidamente ocasiona:
- espera desnecessária, impaciência, custo social
- estímulo ao desrespeito, descrédito do semáforo
- pedestres expostos a avanços imprevisto dos veículos
(é o que está acontecendo na 13ª rua com a Trav. 13 de maio)

Foi pensando em resolver esse problema que apresento algumas soluções;
Que o semáforo venha a ser necessário apenas nos horários de pico (de 12h às 14h e 17h às 19h), fora desse horário pode ser substituído pelo “Amarelo Piscante”.
Nesse caso, em outros horários teremos “ociosidade do semáforo” , o que faz com que o usuário “fure o sinal” em muitas ocasiões.
Se o ato de “furar o sinal” se tornar constante, acabará virando hábito e esse hábito fará com que o mesmo venha a furar o sinal em locais indevidos, ocasionando os acidentes.

Desta forma, é conveniente, nesses casos, que o semáforo seja desligado nos horários não necessários, substituindo-o pelo “Amarelo Piscante”.

Se for ligado o Amarelo Piscante, é necessário informar ao usuário qual das duas vias é a preferencial, o que se pode fazer, piscando o amarelo na via preferencial e o vermelho na outra via.
 
É também comum que o semáforo, em determinados locais, não seja necessário à noite (é o caso em toda nossa cidade).
Da mesma forma, é conveniente substituir pelo Amarelo Piscante, a fim de não induzir o usuário ao hábito de “furar o sinal”.



Pretendo apresentar esse projeto na coordenadoria municipal de trânsito, dê sua opinião, se vai ficar melhor, se vai piorar ou se não vai fazer diferença e ajude a melhorar o trânsito de nossa cidade.
 

Um comentário:

Raimundo Junior disse...

Axo que este local escolhido e desnecessario, mas tem um outro local na mesma travessa q poderia ser remanejado este sinal. Poderiam esta colocando na 10° rua com a 13° de maio e um outro local de grande fuxo e derespeito. E sem se falar nas faixas de pedestres.